Presidente do TJ-PI reforça compromisso do judiciário em bem servir ao povo, ao inaugurar novo fórum de Cocal-PI

 Em solenidade nesta quinta-feira (14), na cidade de Cocal, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, inaugurou o novo fórum da comarca. O prédio tem área total construída de 690,40m² e possui estrutura arquitetônica moderna em dois blocos de edificação, seguindo as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 



Ao discursar, o desembargador Hilo de Almeida Sousa fez questão de evidenciar sua paixão pelo lado social iniciada ainda quando de sua atuação como promotor na cidade de Cocal, sua primeira Comarca. “A obra deste fórum representa o compromisso e  o esforço do TJ-PI com o bem servir. Representa também nosso objetivo de estruturar nosso judiciário, facilitando o acesso à justiça”.


O presidente Hilo de Almeida falou ainda das 38 obras inauguradas em sua gestão. “No entanto, entendemos que nosso maior legado não serão as obras físicas, mas os serviços que estamos deixando para a sociedade, aproximando a justiça do povo”.



Segundo o magistrado Anderson Brito da Mara, diretor do fórum, a obra torna a presença da justiça mais forte e prestigia a cidade e os operadores do direito. “Trata-se de uma gestão que estruturou o judiciário exatamente porque continuou o trabalho feito por outros presidentes. Além de obras, a gestão tem avançado em programas sociais importantes, como o Justo Acesso e Regularizar, ações que se consolidaram no estado e deram ao TJ-PI o Selo Ouro, fazendo o judiciário do Piauí conhecido nacionalmente”.



Para o prefeito de Cocal, Douglas Lima, o novo fórum vem colaborar com a atual gestão do presidente Hilo de Almeida, na medida em que estrutura o local de trabalho de magistrados e servidores, fazendo aumentar a produtividade. “Uma importante construção, que vai melhorar a prestação jurisdicional para todas as pessoas da região. O sentimento hoje é, portanto, de gratidão por recebermos esta obra grandiosa”.

 


Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rubens Vieira, filho de Cocal, destacou que os investimentos na cidade têm tornado-a grande, junto com sua gente e que o novo fórum, moderno, chega com estrutura para atender a população cocalense por meio do trabalho dos servidores e magistrados. “Este esforço do judiciário resultou em um prédio à altura da nova realidade de Cocal, que se destaca no estado do Piauí por sua organização em várias áreas, como a edição”.


Sobre o fórum

O prédio possui uma Vara Judicial composta por uma secretaria, uma sala de audiência, um gabinete com recepção e sala de assessores e banheiro privativo do juiz. Já o Tribunal do Júri é composto por um auditório para 62 pessoas, um palco para os operadores de Direito, jurados e demais participantes, uma sala de espera de testemunhas, um banheiro, uma sala secreta e duas celas (uma feminina e uma masculina).

















Fonte: TJ-PI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BLOG COCAL ALERTA